Emerson Rios

Retângulo de cantos arredondados: Teste de Software

Livros Técnicos

Até o momento (2014) eu publiquei 10 (dez) livros técnicos, alguns deles foram publicados há muitos anos e já estão esgotados, mesmo porque, tecnicamente, ficaram completamente desatualizados, a relação de todos livros são os seguintes:

Organização da Informática na Empresa (esgotado)

Processamento de Dados e Informática – Conceitos Básicos (esgotado)

Reconhecimento Inteligente de Caracteres – ICR/OCR (esgotado)

Teste de Software

Base de Conhecimento em Teste de Software

Documentação de Teste – Dissecando a norma IEEE 829:2008

Caratê aplicado ao Teste de Software

Análise de Risco em Projetos de Teste de Software

Gerenciando Projetos de Teste de Software

Planeje os seus testes de software e não morra na praia

Para comprar alguns desses títulos siga o link para acessar a parte de baixo desta página.

 

 

Organização da Informática na Empresa – Editora Campus.

Este livro mostrava como a informática na época da sua publicação poderia se organizar para enfrentar os desafios que naquela época já eram grandes.

(livro esgotado)

Processamento de Dados e Informática – Conceitos Básicos – Editora Ática

Este livro foi escrito com o objetivo de ensinar conceitos básicos de informática. Foi adotado como livro básico em várias escolas no Estado de São Paulo, e teve uma venda de cerca de 30 mil exemplares.

(Livro esgotado)

Reconhecimento Inteligente de Caracteres – ICR/OCR – Editora Cenadem

Na época em que escrevi este livro eu estava trabalhando na implantação de sistemas de reconhecimento de caracteres, notadamente, no processamento de talões de cheque. Como não tinha na ocasião nenhum livro deste tipo em português a vendagem foi relativamente boa e o livro, com algum esforço, ainda pode ser encontrado para venda.

(livro esgotado)

Teste de Software – Editora Altabooks – 3ª edição

Quando eu e o Moreira começamos a trabalhar com teste de software, isso no ano de 2002/2003, não conseguíamos encontrar nenhuma bibliografia que tratasse do assunto. Resolvemos então usar o nosso conhecimento no assunto, e apoiados na bibliografia em inglês que encontramos, decidimos escrever este livro que nos tomou um ano de trabalho. O livro atualmente está na sua 3ª edição.

(livro disponível para venda no site da Editora Altabooks)

Base de Conhecimento em Teste de Software – Editora Martins Fontes – 3ª edição

Quando eu, Moreira e Cristalli nos envolvemos no projeto de criação da ALATS pensamos em fazer um exame de certificação em teste de software. Na ocasião mantivemos contato com a QAI, pois a nossa intenção era trazer o exame deles para o Brasil. Ao analisar o material que nos foi enviado, constatamos que nós poderíamos criar no Brasil algo semelhante ou até melhor, e neste caso não seria preciso pagar royalties para uma empresa americana. A partir dessa decisão resolvemos escrever o material para o exame que acabou virando este livro, que devido ao seu objetivo, vem sendo muito vendido desde então. A primeira edição deste livro foi lançada em 2006 e o custo foi bancado pelos próprios autores. Posteriormente a Martins Fontes adquiriu os direitos de publicação do mesmo.

(livro disponível para venda no site da Editora Martins Fontes ou na Livraria Cultura)

Documentação de Teste – Dissecando a norma IEEE 829:2008 – Editora Imagem Art

Entre os meus livros de Teste de Software este é o que tem a maior procura. Talvez por mostrar uma necessidade primaria de toda área de teste, ou seja, documentar os seus projetos. O livro está atualmente na sua 2ª edição.

Compre este livro aqui ou no site da Amazon em formato para kindle

Caratê aplicado ao Teste de Software – Editora Imagem Art  Studio

Eu pratiquei caratê durante mais de 30 anos (atualmente sou nadador master), tendo inclusive ocupado o cargo de presidente da Federação de Caraté-Do Tradicional do Estado do Rio de Janeiro. Um dia, vendo uma palestra num evento da STAR em Manchester na Inglaterra, vi um palestrante que usava os seus conhecimentos de judô para mostrar técnicas de teste. Decidi então fazer uma ligação entre o Caratê, com toda a sua filosofia milenar, e o Teste de Software.

Compre este livro aqui ou no site da Amazon em formato para kindle.

 

Análise de Risco em Projetos de Teste de Software – Editora Altabooks

Eu tinha um certo conhecimento sobre o tratamento de riscos em projetos de desenvolvimento, oriundo do trabalho de implementador e avaliador do MPS.Br e CMMI. Como os conceitos dos projetos de desenvolvimento podiam também ser aplicados aos projetos de teste, e, como, os testes estão diretamente ligados aos riscos dos softwares, achei que seria interessante escrever um livro sobre este assunto.

 

(livro disponível para venda no site da Editora Altabooks)

Gerenciando Projetos de Teste de Software – Editora Imagem Art

A ideia de escrever este livro, em conversas que mantivemos, eu, Cristalli e Moreira, era realmente ter um livro específico de projetos de teste de software, uma vez que esses projetos possuem características bastante específicas. Toda a bibliografia existente no mercado tratava os projetos de desenvolvimento. Muitas das idéias do livro surgiram do trabalho que já estava fazendo no desenvolvimento do MPT.Br.

Compre este livro aqui

 

Planeje os seus testes de software e não morra na praia – Editora Imagem Art

(Tudo que você sempre quis saber sobre teste de software mas teve vergonha de perguntar)

Quando decidimos escrever este livro sobre teste de software, a ideia que nos veio à mente foi de criar algo novo, diferente dos livros já existentes sobre este assunto. Uma das reclamações que normalmente recebemos como autores, professores e consultores de teste de software tem sido a forma como as informações são passadas. Um gerente ou um líder de projeto, normalmente não tem tempo para ficar pesquisando em livros as informações que precisa. Por outro lado, a informação, quando encontrada, é apresentada de uma forma complexa e muitas vezes inacessível para um acesso rápido. Por exemplo, o livro Base de Conhecimento em Teste de Software foi escrito para ser usado nos exames de certificação da ALATS, porém não raro o encontramos nas mesas de gerentes e líderes de projeto, ou outros técnicos, que buscam informações gerenciais. O livro Gerenciando Projetos de Teste de Software, no qual também aparecemos como autores, é direcionado exclusivamente para gerentes de projetos. Ou seja, havia um vácuo a ser preenchido, que seria exatamente o ambiente de planejamento dos testes. Por outro lado, achamos que seria importante criar um livro que fosse uma leitura leve, que permitisse aos interessados não somente consulta-lo, mas sim usa-lo como um documento de leitura nos seus momentos de folga, ou melhor, entre um projeto e outro, ou quem sabe, até mesmo na praia, num momento de relaxamento.

Um livro leve, de fácil leitura, não significa que é um documento superficial. Nós nos preocupamos em passar por todos os tópicos importantes que envolvem o planejamento nos projetos de teste de software. Desta forma, tomamos como objetivo o Plano de Teste, instrumento básico de planejamento desses projetos, e abordamos numa linguagem acessível tópicos como:

Processo

Planejamento

Equipe

Documentação

Ambiente

Estimativas.

Além disso, o livro tem um anexo sobre a história do teste de software no Brasil e no mundo e uma visão rápida sobre teste ágil. Achamos melhor esta abordagem do que incluir um capítulo sobre metodologia de teste.

 

Compre este livro aqui